Escola e família: por que é uma relação tão importante?

 Categoria Noticias

A escola é um ambiente que tem sua importância na formação da criança como um todo. Costumamos dizer que as crianças são esponjas que absorvem diversas informações o dia inteiro e transformam essas informações em conhecimento, e se elas fazem isso em qualquer que seja o ambiente, imagina só como é potencializado o aprendizado em um ambiente totalmente preparado para essa finalidade?!

Acontece que, mesmo que a escola seja o lugar em que as crianças são ensinadas intencionalmente a todo tempo, o ambiente familiar é aquele em que elas costumam passar a maior parte do tempo e constroem seu caráter e personalidade. Ao estreitarmos o relacionamento entre escola e família, é possível trazer muitos benefícios para o caminho que as crianças irão trilhar ao longo desses anos, como por exemplo:

Senso de importância

O primeiro aspecto que podemos citar como resultado de uma boa relação entre escola e família é o senso de importância. Ou seja, ao observar o quanto os pais se importam com a vida escolar dos filhos, e o quanto valorizam a dedicação da criança neste ambiente, é muito maior a chance de que o próprio aluno comece a valorizar tudo que envolve o aprendizado escolar. Ao passo que, se os pais nem mesmo demonstram algum interesse na vida escolar da criança, é muito menor a chance de que esse aluno dê algum valor para tal aprendizado.

Rendimento escolar

É possível dizer que o rendimento escolar é uma consequência do senso de importância que citamos anteriormente, pois ao se envolverem nas atividades escolares de seus filhos, os pais acabam por influenciar no comprometimento dessas crianças com suas responsabilidades para com a escola. Sendo assim, a não ser que exista alguma outra situação que precise ser resolvida, é bastante comum que ao trabalharmos no relacionamento entre escola e família, o rendimento escolar dos alunos melhore significativamente.

Formação integral da criança

Conforme citamos anteriormente, a família é a principal responsável pelo desenvolvimento de personalidade e caráter da criança, e considerando que a escola é a principal responsável pelo ensino acadêmico, uma relação saudável entre esses dois setores é fundamental para uma formação integral do indivíduo.

Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Recent Posts
Atividades físicas regulares: estimule o desenvolvimento dos seus filhos!Hobbies saudáveis para as crianças: por que são tão benéficos?
matriculas-escola-crista