Ensino fundamental e ensinamentos bíblicos: qual a importância dessa relação?

 Categoria Não categorizado

O ensino fundamental, como o próprio nome já sugere, é a etapa de construção de um fundamento que será muito importante para que o indivíduo em formação possa adquirir cada vez mais conhecimento. Sem essa base, seria muito mais difícil, ou até mesmo impossível de se cumprir as fases futuras do ensino, que vão se tornando cada vez mais complexas.

Vamos tomar a matemática como exemplo: é impossível ensinar como funciona a raiz quadrada sem antes explicar sobre multiplicação. Assim como na alfabetização, é impossível ser capaz de ler uma palavra inteira sem antes conhecer as letras. E o mesmo acontece com o ensino bíblico e os ensinamentos cristãos, que sem uma base sólida, sem um fundamento, não conseguem ir muito adiante.

A base de fundamentos para o crescimento em conhecimento é ensinada durante o período do ensino fundamental por um motivo, que vai muito além de apenas uma ordem cronológica. A infância é uma fase da vida em que se aprende muito todos os dias com muita facilidade, e nada melhor do que construir desde essa fase uma relação forte entre o ensino da escola regular e os ensinamentos bíblicos.

Quando se aprende desde pequeno que a leitura é um hábito importante, por exemplo, se torna muito mais natural levar essa prática adiante na fase adulta. É lógico que é possível também desenvolver esse hábito quando adulto, mas é indiscutível que o aprendizado na infância é mais leve e natural, assim como acontece com outros hábitos que alimentam a fé cristã, como a leitura bíblica e a oração. Este é, inclusive, um princípio bíblico relatado em Provérbios 22:6.

Cultivar os ensinamentos bíblicos desde a infância é, acima de tudo, um ato de amor para com as nossas crianças. Pois, dessa forma estamos apresentando a elas, desde o começo da vida, o caminho para uma vida abundante, a esperança que elas irão trazer à memória nos dias difíceis, e o melhor futuro que alguém pode ter, que é a eternidade.

Quer saber mais informações sobre uma escola que tem como missão contribuir para a formação integral dos nossos alunos? Entre em contato conosco!

Recent Posts
7 princípios bíblicos para trabalhar com as crianças diariamenteAtividades extracurriculares em Curitiba
matriculas-escola-crista