Como incentivar as crianças a praticarem as boas obras?
“Assim como o corpo sem espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.” Tiago 2:26
Ensinar os princípios cristãos para as crianças envolve, inevitavelmente, o ensino sobre a importância de praticar as boas obras no dia a dia. Isso porque ser discípulo de Cristo significa viver de acordo com a maneira que Jesus viveu nesta Terra, amando ao próximo como Ele mesmo nos ordenou e, muito mais importante do que isso, nos ensinou com a sua própria vida.
Se você entende a importância das boas obras e quer saber como incentivar as crianças a praticá-las, continue a leitura para conferir algumas dicas:
Por que praticar as boas obras?
O primeiro passo para incentivar as crianças, na prática das boas obras é explicar o motivo pelo qual elas devem praticar tais obras. Afinal, uma vez que trabalhamos todos os dias para contribuir no crescimento e desenvolvimento de adultos críticos, sensatos e pensantes, não faz sentido querermos simplesmente exigir que nossas crianças cumpram essa prática cristã sem entenderem o motivo.
Em resumo, não pregue as boas obras para os pequenos, mas sim, o evangelho. Pois assim como a fé sem obras é morta, as obras, por si só, de nada adiantam se não forem realizadas por meio da fé em Jesus Cristo. A intenção deve ser sempre apresentar a boa notícia do evangelho, a esperança trazida por Cristo e, ensinar que a prática das boas obras é uma das consequências da nova vida que Jesus nos oferece, e do Reino que começa aqui.
O exemplo fala mais alto do que mil palavras
O exemplo é a principal ferramenta que nós temos para ensinar os pequenos no caminho que devem andar, incluindo a prática das boas obras no cotidiano. Então, se a sua intenção é incentivar as crianças, na prática das boas obras, é fundamental que as suas atitudes sejam prova viva desse princípio.
Colégio Cristão em Curitiba
Matricular seu filho em um colégio cristão como o CEDUCA também pode te ajudar bastante nessa missão. Entre em contato conosco e saiba mais informações!