Valores cristãos na adolescência: como abordar esse assunto?
A adolescência pode ser uma fase da vida bastante complicada, visto que existe um turbilhão de mudanças acontecendo ao mesmo tempo. As mudanças físicas vêm acompanhadas de diferentes pensamentos, vontades e formas de agir. Num geral, esses são acontecimentos naturais desse momento da vida, e a forma como nós encaramos a situação pode contribuir de forma positiva ou negativa para a construção do adulto que esse adolescente irá se tornar.
Uma forma bastante saudável e positiva de encarar a fase da adolescência é enxergá-la como mais uma oportunidade de apresentar ou reforçar os valores cristãos. Sempre com muita sabedoria e discernimento, nós, pais, avós, professores e amigos, podemos abordar esses valores no dia a dia. Confira alguns pontos importantes:
Não existe cristianismo sem amor
Um ponto muito importante para se levar em consideração no momento de abordar os valores cristãos com qualquer pessoa, mas em especial com adolescentes, é lembrar-se de que não existe cristianismo sem amor.
Seja na hora de ensinar qualquer coisa, ou até mesmo nos momentos de repreensão, o amor de Cristo deve ser o centro de tudo quanto falarmos. Mais do que ninguém, o adolescente possui uma forte necessidade em sentir-se aceito e amado, e esse fator pode fazer toda a diferença em sua vida.
O evangelho é o centro de tudo
Sabemos que a nossa natureza está sempre inclinada a fazer o que é mau, portanto, no contexto cristão, de nada adianta ensinar valores sem que eles sejam centrados no evangelho. Ou seja, de nada adianta dizer que não se deve mentir, sem apresentar o motivo pelo qual não se deve fazer tal coisa. É importante explicar que os valores cristãos nos aproximam de Deus, pois vivendo desta forma, expressamos uma busca diária em sermos parecidos com o nosso principal modelo, que é Cristo.
O exemplo fala mais alto do que qualquer palavra
Um ponto fundamental na abordagem de valores cristãos, não apenas quando falamos sobre adolescentes, é: o exemplo fala mais alto do que qualquer palavra. Por isso é fundamental viver aquilo que se ensina.
Quer saber mais? Entre em contato conosco!