Práticas que ajudam a manter a calma de crianças e adolescentes.
Crianças e adolescentes muitas vezes não sabem como lidar com situações adversas como respostas negativas, frustração de expectativas, ansiedade e até mesmo a obediência de regras. É por isso que elas precisam do direcionamento de pessoas mais experientes que acolham o que estão sentindo e as ensinem a lidar com isso da melhor forma possível. Pensando nisso, separamos 4 práticas que ajudam a manter a calma de crianças e adolescentes. Acompanhe:
Oração
Se apegar à fé é um hábito bastante saudável, e ao se concentrar na oração, a criança esquece por alguns minutos sobre o problema que a incomodava. Isso sem contar que através dessa prática, aprende a confiar em algo que vai além dela, no poder divino e sua soberania, trazendo à memória uma esperança que tem o poder de aos poucos acalmá-la.
5 minutos de silêncio com respiração abdominal
Assim como o oração, os 5 minutos de silêncio com respiração abdominal tem o poder de mudar o foco e limpar a cabeça das preocupações e irritações, mesmo que por alguns minutos, que muitas vezes é o tempo que o corpo e a mente precisam. Neste caso, o foco fica dentro do próprio corpo e em cada movimento necessário para que a respiração aconteça. Lembrando que na respiração abdominal, o músculo usado é o diafragma, e por isso, ao contrário da respiração torácica, é a região da barriga que deve se inflar com o ar, e não o peito.
Fazer alongamentos diariamente
Além do benefícios indiscutível para os demais membros do corpo, fazer alongamentos diariamente também auxilia na circulação sanguínea e oxigenação do cérebro, sendo assim uma prática que reduz o estresse e ajuda em ações cotidianas como a tomada rápida de decisões, assimilação de informações e resolução de problemas.
Diário de desejos, agradecimentos e afirmações positivas
Manter um diário de desejos, agradecimento afirmações positivas pode ser bastante benéfico na medida que nos lembra dos objetivos que buscamos, e de situações que nos trazem esperança. É uma prática que pode ajudar principalmente os adolescentes a enxergarem o quadro todo, e não apenas aquele recorte de irritação momentânea.