Voltas às aulas: como se preparar para começar o ano bem?

 Categoria Noticias

A volta às aulas pode ser um momento de adaptação um pouco difícil, tanto para as crianças quanto para os pais, mas com preparação e planejamento é possível iniciar este novo ciclo com muito sucesso! Continue a leitura para conferir algumas dicas sobre como se preparar para começar o ano bem:

Converse com a criança e estabeleça uma rotina

Começar a conversar com a criança semanas antes do início das aulas é uma forma de prepará-la para o retorno à rotina normal do dia a dia, explicando que muito em breve ela irá encontrar novamente seus professores e amigos, e abrindo espaço para que a criança compartilhe seus medos, preocupações e expectativas. Além disso, é importante estabelecer com antecedência a nova rotina de sono e alimentação para que a criança esteja acostumada com os horários de dormir e acordar antes mesmo do início das aulas.

Estimule o retorno gradativo

Mesmo não estando em ambiente escolar, uma maneira de manter acesa a vontade de aprender coisas novas e se dedicar nos estudos é estimulando a prática de algumas atividades educativas durante o período de férias, como por exemplo a leitura de livros de escolha da própria criança, ou a prática de alguma das atividades extracurriculares que ela já costuma desempenhar durante o ano (esportes, arte, música e etc).

Lembre de garantir o material escolar

Já comprou o material escolar de seu filho para este novo ano? Se a resposta for negativa, a nossa dica é que você garanta todos os itens necessários com antecedência. Além de evitar um desgaste desnecessário para os pais que deixam para comprar de última hora, se antecipar na compra do material escolar ajuda a preparar a criança para o novo momento, criando boas expectativas para o início do ano letivo.

Lembre-se de ser paciente

Seguir essas dicas pode ajudar a garantir que seu filho comece o ano escolar de maneira leve e positiva, facilitando a adaptação às novas rotinas e expectativas. Mas sempre vale a pena lembrar que cada criança é única e pode precisar de abordagens diferentes que ajudem a viver esta fase do ano. Por isso, se precisar de ajuda, entre em contato conosco!

Recent Posts
Colégio Evangélico em Curitiba: conheça os detalhes que fazem a diferença!Ansiedade na infância: como identificar e agir?
matriculas-escola-crista