Como incentivar meu filho a gostar de estudar?

 Categoria Noticias

É bastante comum que as crianças se sintam desmotivadas a estudar. Se isso acontece até mesmo dentro do ambiente escolar, onde todo o contexto é preparado para que elas consigam se concentrar em aprender, quanto mais em casa, onde existe uma série de outras atividades muito mais atrativas do que o estudo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar a incentivar seu filho a gostar de estudar, tanto na escola quanto em casa. Continue a leitura para conferir:

O ambiente conta muito

Criar um ambiente de estudo acolhedor e organizado é muito importante para manter o interesse e foco do estudante no momento de realizar suas tarefas e repassar os conteúdos. A dica é reservar um espaço tranquilo da casa, com boa iluminação, móveis adequados e livre de distrações, como brinquedos, televisão e videogames. Dessa maneira, fica muito mais fácil de manter a concentração do seu filho.

Rotina de estudos

Não é nenhuma novidade dizer que as crianças precisam de rotina, não é mesmo? E é fundamental que os estudos tenham espaço definido nessa rotina. Afinal, criar o hábito é a melhor maneira de incentivar a criança a de fato gostar de estudar. Por isso, defina horários fixos para as tarefas escolares e incentive seu filho a cumpri-lo diariamente.

Celebração das pequenas conquistas

Celebrar as pequenas conquistas acadêmicas e reconhecer o esforço do seu filho é uma forma de demonstrar valor para o hábito de estudar. Por isso, elogie seu esforço e progresso sempre que possível. Assim, você irá fortalecer a motivação e autoconfiança do estudante, demonstrando seu apoio e admiração pela dedicação dele, aumentando as chances de que ele desenvolva um amor real pelo estudo.

Participe da vida acadêmica do seu filho

Sabemos que na rotina do dia a dia, nem sempre é possível acompanhar todos os momentos da vida acadêmica do seu filho, mas vale a pena dizer que nesta fase inicial dos estudos onde a criança ainda está desenvolvendo sua autonomia nessa área, é muito importante que os demonstrem interesse no dia a dia escolar, conversando com eles sobre o assunto e participando o máximo que conseguirem.

Escola cristã em Curitiba

Se precisar de ajuda, saiba que pode sempre contar conosco! Qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe pedagógica. Estamos sempre à disposição para garantir o melhor aprendizado de nossos alunos.

Recent Posts
Contraturno escolar - saiba a importância para o desenvolvimento das criançasQual a importância da família no desenvolvimento escolar
matriculas-escola-crista